quinta-feira, 12 de abril de 2012




 O GOSTO PELA LEITURA DEVE SER CONSTRUÍDO 
                                                                                                                                                   Assim como a colega Fátima eu também não fiz o"prezinho" e fui direto para a 1ª série,  lembro-me bem da professora que me alfabetizou o quanto era carinhosa e dedicada. Foi na 3ª série com a professora Rosalia que me lembro das experiências com a leitura. Ela lia histórias diariamente para a turma e também proporcionava visitas a biblioteca da escola onde emprestávamos livros e podíamos levá-los para casa. Acredito que foi com ela que me apaixonei pelas séries iniciais com a qual trabalho já há 17 anos. No trabalho que desenvolvo hoje com o 4º ano a leitura é diária, atualmente estou lendo o livro "A Bolsa Amarela", é um momento que os alunos e eu adoramos. Na sala de aula tenho um "cantinho da leitura" com livros de fábulas, contos e gibis,e que os alunos podem ler na sala e também levar para casa. Quando li o depoimento do colega Renato falando do livro A Ilha Perdida da  coleção "Vagalume" foi como se tivesse voltado a 5ª série( acho que foi nessa série que li ), um filme me veio a lembrança.As experiências com leitura foram maravilhosa, meu pai sempre leu e ainda lê muito, principalmente jornais, ele gosta muito de estar informado e posicionar-se em todos os assuntos e o seu exemplo foi seguido por mim e meus irmãos. Já as experiências com a escrita sempre me deixavam com as mãos frias e suando. Escrever era uma tortura, mas com o tempo fui superando isso, pois só se aprende a escrever escrevendo. E para escrever é necessário possuir um bom repertório e nada melhor do que ler para adquiri-lo. A leitura faz parte do meu cotidiano, como educadora estou sempre buscando informações, e como tenho uma filha de 5 anos leio muitas histórias para ela. Incentivo que ela conte as histórias para mim, mesmo sem que saiba ler ainda.  Espero que esteja contribuindo para que ela goste muito de ler.

                                                                                                                                               Viviane Cristina Coradi Bocci - PEB I e PEB II de Matemática.

3 comentários:

  1. Pois é,atualmente estão faltando professores com talento e vontade.Hoje temos poucos apaixonados pela profissão.Mas estamos ai!!!!!!!!!!!!Boas experiencias!

    ResponderExcluir
  2. Estou vendo como você encara com seriedade o que faz. Foi muito bom ler o seu depoimemnto. Letramento se faz com escrita, leitura e força de vontade.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Viviane...

    Você foi minha professora no ano de 2010 em Arandu,foi de grande ajuda p/ mim poder compreender um pouco mais sobre matemática.
    Sou muito gratificado pelos ensinamentos que vc me passou.
    Antes de ter aulas contigo eu odiava matemática, mas aprendi à respeita-la (ainda não sou muito chegado.kkkk),mas vc me ajudo a sana-la de uma maneira divertida com os seu inúmeros projetos, como exemplo à viagem que vc nos levou no catavento cultural.

    Bom ! Não sou muito bom com palavras , mas sei que é gratificante para um mestre ser reconhecida pelo seu aluno.

    Lembro que eu não era aquele aluno exemplar até ter aula contigo , mas quando vc me elogiou para minha mãe e disse que eu tinha futuro , fiquei tão empolgado que comecei a estudar cada vez mas.
    Isto vc também faz parte , junto com os outro professores ... Mas acho que em especial foi tu mesmo.

    Hoje já estou no 3 ano do ensino médio , já sou formado em técnico em mecatrônica no ifsp , no Enem passado tirei 703 pontos , uma média que se alcança-la este ano irei para à federal que tanto desejo.

    Vim agradece-la pelos seus ensinamentos !

    A ia me esquecendo de dizer quem eu sou , não sei se vai lembrar...

    José willians , do 8ª Série D .

    Se tiver facebook e quiser me adicionar o meu é : http://www.facebook.com/willians16

    Grande abraço , saúde , sabedoria ! =)

    ResponderExcluir