quinta-feira, 12 de abril de 2012

Primeiros Anos de Leitura



Das minhas recordações sobre experiências pessoais significativas sobre leitura, sobretudo, sempre rememoro dois momentos: o primeiro, ocorreu na 5ª Série, na EEPSG "Dona Genoveva Junqueira", na aula de Português do Professor Francisco, hoje aposentado e conhecido por "Chiquinho". Fazíamos a apresentação de livros da coleção "Vagalume" para os colegas e o meu livro era "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, cuja leitura fiz com gosto, gosto esse que me levou a ler quase toda a coleção, que ano a ano ia crescendo, na época. Pois bem, fizemos as apresentações. E fiquei feliz com o resultado, tanto quanto um aluno extremamente tímido, como eu na época era, podia ficar. Mas na saída, pois aquela tinha sido a última aula, um de meus colegas, o Márcio, chorava. Fiquei consternado com a cena. E jamais me esqueço dela. O segundo momento significativo, foi quando eu descobri os quadrinhos, em meados dos anos 1980. Meu primeiro gibi foi "Almanaque do Capitão América", da Editora Abril, de 1982. Ao comprá-lo, me apaixonei. E, enquanto estudava na "Genovena", procurava adquirir meus gibis favoritos na Banca perto do "Triângulo do Ribeiro", um cruzamento de ruas em forma de triângulo, onde seu Tomás tambem praticava o  o "ofício" de "apontador" de jogo do bicho. Eu adorava ir até lá e ver se tinha chegado minha edição, muito desejada mesmo, da revista Transformers, da Editora Globo.  Assim, desde cedo, o prazer da leitura me dominou. E tenho certeza que minha decisão por me tornar professor de História sofreu, fortemente, a influência dessa minha condição de leitor interessado e curioso. Além de, em primeiro lugar, o apoio de meus pais, ambos com uma instrução ínfima mas muito ciosos da educação dos filhos. 
 

Renato Ferreira de Brito - PEB - II - História - Coordenador Pedagógico - EF - Ciclo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário